por homens melhores

A FAMILIA E O USUÁRIO DE DROGAS

11-07-2011 03:34

 FAMÍLIA

 Será que devo contar para os meus pais que uso drogas?
Como você se sente ao contar isso para seus pais? Esta situação é muito difícil pois sentimos medo das reações de nossos pais, com medo de que eles se decepcionem, que fiquem muito preocupados ou que briguem muito e passem a controlar a nossa vida (com quem vai, aonde vai, que horas volta etc.). Por outro lado, você sabe que está fazendo algo que pode ser uma encrenca. Às vezes não conseguimos resolver nossos problemas sozinhos e precisamos da ajuda de alguém. Se você estiver se sentindo assim, procure uma pessoa de confiança – professor, tia, padrinho, pais e etc. Ele pode te dar umas boas dicas e auxiliá-lo a resolver essa questão.

 Como contar para os meus pais que eu uso drogas?
Se você está pensando em contar para seus pais que usa drogas é sinal de que você confia neles, sente que precisa da ajuda deles ou QUER compartilhar este problema com alguém. Chame-os para uma conversa amigável e diga que precisa de ajuda. Talvez a primeira reação deles seja dura e severa. Afinal, eles são de carne e osso e podem ficar assustados e preocupados com você. Depois de passado este primeiro momento, procure em conjunto encontrar soluções para esta questão.


 Meu irmão usa drogas. Como devo agir?
Esta é uma pergunta difícil. Por um lado você está preocupado com seu irmão e acha que seus pais são as pessoas mais indicadas para decidir e fazer alguma coisa. Por outro lado, você sabe que eles podem ficar muito preocupados, bravos e brigar com ele. Ele pede para você não contar para ninguém, e contar é então uma traição! 
Não existe uma reposta única para esta pergunta. Talvez o melhor a fazer seja procurar uma pessoa neutra (outro familiar, um professor,...), para que juntos pensem na melhor saída. Com isso não estamos dizendo que você não é capaz de tomar uma decisão, mas dividir responsabilidade pode ser muito mais reconfortante e tranqüilo do que agir sozinho.

 Acho que meu irmão está usando drogas. O que devo fazer?
Não fique neste dilema! Para saber se seu irmão está usando drogas, o melhor caminho é ter uma boa conversa com ele e falar de suas desconfianças. Você já tentou? Lembre-se este é um momento de conversa, portanto, evite acusações e julgamentos. Se ele sentir confiança em você, certamente lhe dirá a verdade. Procure saber se ele realmente está usando; se estiver: que droga usa? quando e quanto ele usa? Veja se ele acha que precisa de ajuda? Tente evitar o interrogatório no qual seu irmão possa se sentir controlado e vigiado. Esta é uma situação delicada. Você está preocupado com seu irmão. Talvez o melhor a fazer seja procurar uma pessoa neutra (outro familiar, um professor,...), para que juntos pensem na melhor saída.

 Fumo maconha algumas vezes com uns amigos e meus pais descobriram. Agora eles acham que sou uma viciada e preciso ser internada. O que eu faço?
Por falta de informação suficiente e pela ameaça que as drogas representam, muitas vezes, os pais se assustam e se sentem impotentes e desnorteados.

A procura por um psicólogo ou psiquiatra pode ser muito útil e importante. Seja sincera com ele, e se for um bom profissional, ele dirá qual a melhor conduta indicada para o seu caso. Se você não precisar ser internada, ele não fará isso.

Lembre-se que hoje em dia a internação é considerada uma parte do tratamento, e não é indicada para todas as situações. Os tratamentos bem sucedidos priorizam atendimento em ambulatório (geralmente, visitas semanais ao psicólogo e mensais ao médico).

O diagnóstico de dependência química não tem relação com o tempo ou quantidade de consumo, este é determinado por uma série de critério que avaliam a relação que a pessoa tem com a droga. Veja mais sobre isso na seção "dependência" do site.

 Meus pais descobriram que uso drogas e não conseguimos ter uma conversar sobre isso. O que fazer?
Procurar um profissional especializado no assunto pode ser muito útil. Ele poderá conversar com seus pais, já que o diálogo entre vocês, no momento, está difícil. Ele poderá esclarecer ao seus pais sobre os diferentes padrões de uso das drogas (experimentação, uso ocasional, abusivo e dependência) e o que podem fazer com relação a este problema. Ao receber orientação e informação, eles certamente ficarão mais tranqüilos.

Sobre a dificuldade de diálogo com seus pais, seguem algumas dicas:

  • Vocês costumam conversar? Se vocês não têm este hábito, isto não vai acontecer de uma hora para outra. Procure alguém que te escute e que possa então conversar com eles para acalmá-los.
  • Deixe a poeira baixar. Dê um tempo para ela e, se possível, dê dicas para ajudá-la a tomar a melhor decisão com relação ao seu comportamento:
  • Vocês podem procurar um profissional de saúde para uma orientação.
  • Recomende o site e navegue nele com eles.
  • Vejam juntas alguns filmes sobre o tema ("Bicho de sete cabeças" e "Traffic", por exemplo)
  • Quando for possível, fale sobre seu consumo e assuma alguns compromissos que possam tranqüilizá-los (parar de usar a droga, por exemplo). Comprometa-se com aquilo que você realmente irá cumprir. Neste momento, é importante que vocês tenham uma relação de confiança!
  • Escreva uma carta. Se não dá para falar, eles podem ler!
  • Fonte: https://apps.einstein.br

Procurar no site