por homens melhores

ADVERTENCIAS NAS EMBALAGENS DE CIGARRO

10-07-2011 14:26

ADVERTENCIAS SANITÁRIAS, ESTIMULAM DEIXAR DE FUMAR

O estudo Global Adult Tobacco Survey (GATS) é uma pesquisa domiciliar com representatividade nacional realizada entre pessoas com 15 anos ou mais, utilizando um questionário padronizado, para medir os indicadores-chave de controle do tabaco e assegurar a comparabilidade entre países. O GATS foi realizada uma vez em cada um dos 14 países durante 2008-2010.

Todos os países participantes do GATS tinham advertências nos maços de cigarros, sendo que quatro (Brasil, Egito, Tailândia e Uruguai) tinham advertências com imagens. Um quinto país, a Índia, introduziu advertências com imagens em 2009, e no momento da pesquisa tinha embalagens com texto e outras com imagens de advertência em circulação no mercado.

O estudo mostrou que:

- entre os homens (12 dos países) e entre as mulheres (sete países), 90% dos fumantes relataram perceber as advertências nas embalagens nos últimos 30 dias.

- a porcentagem de fumantes pensando em parar de fumar por causa das advertências foi maior que 50% em seis países, incluindo o Brasil.

- fumantes com 65 anos de idade ou mais velhos mostraram-se menos propensos a notar as advertências em Bangladesh (homens), Brasil (homens e mulheres), México (homens), Filipinas (homens e mulheres), Tailândia (homens) e Ucrânia (homens). Os fumantes mais velhos do sexo masculino estavam menos propensos a pensar em deixar de fumar na Índia e no Uruguai. Não foram observadas diferenças em outros grupos de idade.

Segundo a Food and Drug Administration dos Estados Unidos, é importante que a advertência na embalagem do cigarro capture a atenção dos fumantes e eduque-os sobre os efeitos do uso do tabaco sobre a saúde.

Outro estudo, que comparou as respostas às advertências sanitárias entre o Brasil, México e Uruguai, mostrou que a advertência brasileira que retrata o sofrimento humano foi a que mais levou os fumantes a pensarem em deixar de fumar (1).

Estes achados enfatizam que o uso de advertências nas embalagens de produtos de tabaco é uma estratégia eficaz para comunicar os riscos do tabagismo a todos os fumantes e ressaltam a importância do uso de outras medidas de controle do tabaco, baseadas em evidências, que alcançam as populações que não estão frequentemente expostas às embalagens.

Referência:

1) Thrasher JF, Villalobos V, Szklo A, et al. Assessing the impact of cigarette package health warning labels: a cross-country comparison in Brazil, Uruguay and Mexico. Salud Publica Mex 2010;52(Suppl 2):S206–15.