por homens melhores

Eventos esportivos marcam 1º aniversário da UPP Borel

19-06-2011 03:03

Eventos esportivos marcam 1º aniversário da UPP Borel

Quinta-feira, Junho 16, 2011

Priscilla Piffer (texto e fotos)

aniversario-borel-041

O primeiro aniversário da UPP Borel contou com uma programação especial. Nesta quarta-feira (15/06), o campo society de grama sintética, inaugurado há menos de um mês, foi palco do 1º Torneio de Futebol Feminino da comunidade. Além dos times da Chácara do Céu, Salgueiro, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Casa Branca e Borel, o Bope também marcou presença com um grupo de jogadoras convidadas e com a tenente Marlisa Neves como capitã do time. “Policiais, jornalistas e moradores de comunidades juntos num torneio de futebol, seria difícil de imaginar há um ano. É uma novidade tanto para elas quanto para nós. Foi muito gratificante poder jogar bola no alto do Borel.”, contou a tenente do Bope.

E não foram apenas as meninas que tiveram uma programação intensa de esportes. Paralelo ao campeonato de futebol, aconteceu no CIEP Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, a 1ª Copa UPP Borel de Jiu-Jitsu. Mais de 120 meninos, de 7 a 18 anos, das comunidades: Casa Branca, Providência, Cantagalo e Santa Marta lutaram e foram julgados por professores, todos receberam medalhas. O soldado Leonardo Pascoal, professor de Jiu-Jitsu da UPP Borel há 7 meses disse que as crianças estavam ansiosas pela competição. “A Copa de Jiu-Jitsu superou nossas expectativas. Para as crianças está sendo um grande presente. Esta é uma forma de estimular os que já estão praticando o esporte e de incentivar os que ainda não começaram.” Concluiu o professor.

A abertura da semana comemorativa aconteceu no sábado (11/06) com uma palestra do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame. Na ocasião, ele ressaltou a intenção de tornar rotineiras comemorações como essa. O comandante da UPP Borel, capitão Bruno Amaral, destacou que o mais importante na realização destas atividades é a integração. “Com eventos esportivos nós estamos conseguindo não só integrar os policiais com os moradores do Borel, como também integrar os moradores das outras comunidades entre si. São mais de dez comunidades diferentes participando de alguma forma dos eventos e há não muito tempo atrás eles eram considerados integrantes de comunidades rivais. É muito gratificante ver que hoje isso não existe mais”, destacou o capitão.

Para finalizar as comemorações, nesta sexta-feira (17/06), às 9h, a UPP Social realizará o Fórum Social Borel, para marcar a implantação do programa no território. Durante o encontro, representantes da Comlurb apresentarão o novo plano de recolhimento de lixo no local, desenvolvido em parceria com a UPP Social em diálogo com a comunidade. Também serão apresentados os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada com os moradores. No sábado (18/06), uma festa de encerramento vai levar atrações musicais e ações de cidadania à comunidade.

 

 

 

 

Postado em Quinta-feira, 16 de Junho de 2011 as 17:24 na categoria BorelComunidade UPPInstitucionalPavão-Pavãozinho | CantagaloSanta Marta 

 

 

Fonte: https://upprj.com

Procurar no site