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PORQUE AS PESSOAS FUMAM?

02-11-2012 14:55

 

 Por que as pessoas fumam?

Vários são os fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade maciça do cigarro nos meios de comunicação de massa que, apesar da lei de restrição à propaganda de produtos derivados do tabaco sancionada em dezembro de 2000, ainda tem forte influência no comportamento tanto dos jovens como dos adultos. Além disso, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência.

Pesquisas entre adolescentes no Brasil mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade.

publicidade veiculada pelas indústrias soube aliar as demandas sociais e as fantasias dos diferentes grupos (adolescentes, mulheres, faixas economicamente mais pobres etc.) ao uso do cigarro. A manipulação psicológica embutida na publicidade de cigarros procura criar a impressão, principalmente entre os jovens, de que o tabagismo é muito mais comum e socialmente aceito do que é na realidade. Para isso, utiliza a imagem de ídolos e modelos de comportamento de determinado público-alvo, portando cigarros ou fumando-os, ou seja, uma forma indireta de publicidade. A publicidade direta era feita por anúncios atraentes e bem produzidos, mas foi proibida no Brasil. Com a Lei 10.167, que restringe a propaganda de cigarro e de produtos derivados do tabaco, esse panorama tende a mudar a médio e longo prazo.

Os resultados das medidas de restrição à publicidade no controle do tabagismo em vários países mostram que este é um instrumento legítimo e necessário para a redução do consumo. 

 

Fonte:  https://www.inca.gov.br/

 

 

 

 

 

 

Querem enganar você/Arquivos secretos
 

 


A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas.


O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens no mundo e no Brasil e isso acontece pelas facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo.

 


Existem arquivos secretos de empresas que produzem cigarros e outros produtos derivados do tabaco, que são, na verdade, documentos internos que revelam a existência de estratégias para convencer você a fumar.


Tais documentos foram abertos durante uma ação judicial movida por estados norte-americanos contra as empresas de tabaco e mostram como as crianças e jovens são chamados de reservas de reabastecimento e um dos principais alvos estratégicos, e que devem se tornar dependentes do cigarro ainda cedo.

 

 

Dica

 

Assista aos filmes "O informante" e "Obrigado por fumar" e entenda a história dos documentos secretos.

 

 


A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens.


A divulgação dessas idéias, ao longo dos anos, tornou o tabagismo um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disto é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte da mesma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco, visando substituir por outros consumidores aqueles que deixam de fumar ou morrem.


Não se deixe enganar! Veja o que eles pensam:

"Eles (os jovens) representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos". J. W. Hind, R.J. Reynolds Tobacco, internal memorandum, 23rd January 1975


"Atingir o jovem pode ser mais eficiente, mesmo que o custo para atingi-los seja maior, porque eles estão desejando experimentar, eles têm mais influência sobre os outros da sua idade do que eles terão mais tarde, e porque eles são muito mais leais à sua primeira marca." ·Escrito por um executivo da Philip Morris em 1957

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte : https://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php

 

 

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