por homens melhores

Sinais e Sintomas da Dependência Química

12-06-2011 03:22

 

 Sinais e Sintomas da Dependência Química   

 
 
 
FIGURA 0 - Newton. William Blake (c. 1805).

 

Os elementos que compõem os critérios diagnósticos da dependência álcool, nicotina e outras drogas (quadro 1) foram formulados durante os anos setenta por Griffith Edwards e sua equipe. 

Quadro 1:
Sinais e sintomas da dependência de substâncias psicoativas

# Compulsão ou perda do controle
# Tolerância
# Síndrome de abstinência
# Evitação dos sintomas de abstinência
# Saliência do consumo
# Estreitamento do repertório
# Reinstalação da síndrome de dependência

 


síndrome de dependência desenvolvida permitiu que houvesse uma universalização do diagnóstico. Ao mesmo tempo, por meio do conceito de gravidade, mostrou que o conceito de dependência é universal, mas que a manifestação da sintomatologia acontece em níveis de gravidade distintos, sempre influenciados pela personalidade e o ambiente onde vive o indivíduo.


Compulsão ou perda do controle

 

Há duas sensações presentes nesse critério: a perda do controle e o desejo ardente para consumir uma droga. É o sentimento de estar nas garras de algo estranho, irracional e indesejado. 



Compulsão ou perda do controle em frases 
"Se eu tomar um ou dois, não paro mais."
"Se eu passar por um bar, esqueço da promessa de parar."
"Se eu passar pela boca, entro."
"Se fumar uma vez, volto."
"Passo o dia fissurado por um gole."

 

 

 

FIGURA 1 - O anjo e o demônio lutando pela guarda da criança (detalhe). William Blake (c. 1805).

 

 

                                                                         

Tolerancia


A tolerância é a necessidade de doses cada vez maiores da substância para se obter os mesmos efeitos de antes. O corpo vai se acostumando ao efeito da droga. Percebendo sua presença constante no organismo, cria mecanismos para dificultar sua ação sobre os neurônios (diminui os receptores, torna-os menos sensíveis, destrói a substância com mais rapidez). Isso faz com que o usuário necessite de doses maiores. Na prática, o usuário mantém uma ingestão constante de uma determinada droga e consegue fazer coisas que incapacitaria um usuário não-tolerante. Isso não significa que seu desempenho não esteja prejudicado (muito pelo contrário), mas não está incapacitado. Nos estágios mais avançados da dependência, o indivíduo começa a perder a tolerância e fica incapacitado com doses pequenas da droga.

 

 

 




Tolerância em frases 
"Eu sou forte para a bebida."
"Ninguém é capaz de me derrubar na bebida."
"Um tirinho (de cocaína) já não é a mesma coisa de antes."
"Um baseado já não me deixa mais retartado."
Os sintomas de abstinência são a evidência mais palpável da presença da dependência. Eles se caracterizam pela presença de sintomas físicos e psíquicos de desconforto frente à redução ou interrupção do consumo de drogas. Quase todas as drogas são capazes de desencadear sintomas de abstinência. A intensidade dos sintomas é progressiva. Inicialmente são predominantemente psíquicos: fissura pela droga, ansiedade, sintomas depressivos (desânimo, lentificação...), irritação, piora da concentração e insônia. Na medida em que a dependência aumenta, aumenta também a magnitude dos sintomas. Entre os sedativos podem surgir sintomas físicos, tais como tremor, suor difuso, palpitações cardíacas, aumento da temperatura do corpo, náuseas e vômitos, podendo chagar até a quadros de confusão mental (delirium).                                                                                        

                        

 Sintomas de abstinência

 

 

Os sintomas de abstinência são a evidência mais palpável da presença da dependência. Eles se caracterizam pela presença de sintomas físicos e psíquicos de desconforto frente à redução ou interrupção do consumo de drogas. Quase todas as drogas são capazes de desencadear sintomas de abstinência. A intensidade dos sintomas é progressiva. Inicialmente são predominantemente psíquicos: fissura pela droga, ansiedade, sintomas depressivos (desânimo, lentificação...), irritação, piora da concentração e insônia. Na medida em que a dependência aumenta, aumenta também a magnitude dos sintomas. Entre os sedativos podem surgir sintomas físicos, tais como tremor, suor difuso, palpitações cardíacas, aumento da temperatura do corpo, náuseas e vômitos, podendo chagar até a quadros de confusão mental (delirium).



Sintomas de abstinência em frases
"Pela manhã sempre estou irritado. Os sons me incomodam e as pessoas me tiram do sério facilmente. Acabo sempre dizendo coisas estúpidas, das quais sempre me arrependo depois. Depois de beber uma pinguinha, tudo melhora instantaneamente."
"Tenho uma tremedeira logo cedo que passa depois de uma rebatida lá bar."
"Costumo sentir náusea e até vomitar quando escovo os dentes pela manhã."
"Logo que a cocaína acaba vem uma fissura intensa, incontrolável, que me faz sair para busca mais."
"Lá pelo terceiro dia sem fumar começo a me sentir ansioso, fissurado, inquieto e desconcentrado. Tenho a sensação de que nunca mais levarei uma vida tranqüila novamente."

 

 

 

 

 


Evitação ou alívio dos sintomas da abstinência




A evitação ou alívio dos sintomas de abstinência é um comportamento antecipatório, que visa a evitar o surgimento dos sintomas de desconforto. O indivíduo aprende (mesmo que não note) quando os sintomas aparecem e procura sempre usar a sua droga de escolha antes. A partir desse ponto, já se observa um consumo rotineiro da substância em sua vida.




Compulsão ou perda do controle em frases 
"Tomo um gole de uísque na hora do almoço para me aprumar."
"Só bebida cura minha tremedeira matinal."






Saliência do consumo



 


O avançar da dependência, principalmente a intensificação dos sintomas de abstinência, faz com o que indivíduo priorize (em maior ou menor grau) a manutenção do seu consumo de álcool ou outras drogas. Dessa forma, seu tempo e seus recursos financeiros vão paulatinamente se transferindo para a busca, o consumo e a recuperação dos efeitos do mesmo. Muitas vezes ele é mais forte do que a consciência do usuário sobre os problemas sociais e de saúde que seu uso de drogas já lhe causou.





Saliência do consumo em frases
"Eu e meu pai costumávamos sair todos os fins de semana. Depois que começou a beber pra valer, não nos encontramos como antes, vejo-o mais distante e acho que ele até me evita às vezes.
"Estou mais distante porque as pessoas se modificaram ao meu redor. Minha casa já não é mais a mesma, minha mulher só reclama e meus filhos parecem me evitar. Na verdade também ando sem tempo para a família. Tenho procurado emprego, mas a crise está pegando. Por isso tenho ficado mais tempo no botequim. Sempre aparece algum contato interessante por lá."

 

 

 



Estreitamento do repertório

 




A ocasião social influencia de maneira decisiva o consumo de drogas. De um modo geral o consumo de álcool e drogas não é permitido durante o expediente de trabalho ou período escolar. O consumo de álcool acontece nos fins-de-semana, ou durante a semana, em festinhas de aniversário, encontros de amigos ou happy hours. Há aqueles que apreciam um cálice de vinho durante uma refeição. Existem ocasiões que pedem bebidas específicas. O uísque é uma bebida muito procurada em casamentos e shows de jazz e blues. Já a cerveja é a bebida dos barzinhos, dos fins-de-semana com amigos. Bebidas mais doces são associadas às mulheres. O vinho tinto e o conhaque são bebidas mais vendidas durante o inverno.




Com as drogas ilícitas não é diferente. O ecstasy é uma droga associada às raves e a música eletrônica. Não se faz uso dessa substância para ir um baile de rodeio. A cocaína é um potente inibidor do apetite. Será pouco provável encontrarmos usuários dessa substância se esbaldando de carne num churrasco. Há sempre ocasiões específicas para o consumo de uma droga, não importa qual seja esta.




O estreitamento do repertório é justamente a perda do vínculo social que justificava o consumo. Utilizar uma substância virou uma necessidade, não mais uma atitude vinculada a uma ocasião social. Não se bebe mais para relaxar, para ficar mais falante, bater um 'papo-cabeça´, para 'viajar' com os amigos ou curtir melhor uma música. O consumo se volta para o alívio ou evitação dos sintomas de abstinência. Não importa mais o dia da semana e a hora, o local, as pessoas ao redor e muito menos a qualidade da substância. Vale evitar a abstinência. Assim, aparece um consumo previsível e com poucas variantes, ou seja, estreitado.








Estreitamento do repertório em frases 
"Bebo uma pinga com Cinzano logo cedo no Bar do Seu José, antes de pegar o ônibus. Às onze horas, tiro meu horário pro cafezinho na repartição. Dou um pulo no Bar do Seu João, que ao me ver pisar no seu botequim já vai logo pegando a garrafa de vodca e me serve aquela espremida com limão. Depois do expediente tomo umas e vou pra casa. Mas sempre saio mais uma vez pra comprar o cigarro. Chegando lá, Seu José tem sempre aquela pinga com Cinzano prontinha pra mim."

 

 



Reinstalação da síndrome de dependência



O reaparecimento dos sintomas físicos (síndrome de abstinência) e comportamentais (evitação dos sintomas, saliência do consumo, estreitamento do repertório) em usuários que recaíram após períodos variáveis de abstinência é denominado reinstalação da síndrome de dependência. O consumo de substâncias, como o álcool, os solventes e a maconha, leva um tempo considerável até o aparecimento da dependência. O tempo é intermediário para o tabaco e relativamente curto em se tratando do crack e dos opiáceos. Mas por mais longa que seja a abstinência, um breve retorno ao consumo pode fazer o indivíduo rapidamente voltar ao seu padrão antigo, que anteriormente levou muito tempo para se desenvolver.



Reinstalação da síndrome de dependência em frases
"Não fumava um cigarro há anos. Comecei a namorar uma garota que fumava. Dava uns tragos de vez em quando. Aos poucos, aquela fissura, ansiedade e inquietação que nem lembrava mais que existiam voltaram rapidamente. Quando me percebi, um mês depois, já fumava como antes.

 

 

 

 

 

Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Atenciosamente
Equipe Álcool e Drogas sem Distorção