por homens melhores

FUMO CAUSA DANOS AO DNA

02-11-2012 14:46

 

FUMO CAUSA DANOS AO DNA

 

Quanto mais se pesquisa, mais se descobre os malefícios que o fumo causa ao organinsmo humano. Agora descobriu-se que ele causa danos imediatos aos pulmões e até ao DNA, ainda que consumido em pequenas quantidades.

Somente nos EUA, 443 mil pessoas morrem por ano de  câncer, infarto, doenças pulmonares e outras causas, devido ao uso do cigarro.

Embora o consumo venha caindo, é necessário maior empenho das autoridades, para restringir ainda mais o seu uso, com taxas, proibições e tratamentos, a fim de reduzirem o índice de fumantes.

 
 
 
 

                                                                                                

                                                                     Fonte da imagem:   revista eletronica do departamenteo de quimica  UFSC

 

 

                                                          

Procurar no site

 

CIGARRO, RISCO EMINENTE

 

 SÃO PAULO - Em um alerta para aqueles tentados a começar a fumar, uma pesquisa publicada na revista American Chemical Society alerta que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos poucos minutos, não anos, após a primeira inalação. Este foi o primeiro estudo humano a detalhar a maneira como certas substâncias no tabaco causam danos no DNA ligados ao surgimento do câncer.

 
 

Os pesquisadores destacam que o câncer de pulmão mata pelo menos três mil pessoal todos os dias, grande parte como resultado do tabagismo. Além disso, o fumo também está ligado a pelo menos outros 18 tipos de câncer. No entanto, até o momento os cientistas não puderam determinar exatamente como as substâncias prejudiciais presentes no tabaco, conhecidas como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), causam danos ao DNA em humanos.

Os cientistas acrescentaram um PAH marcado aos cigarros, o fenantreno, e acompanharam seu destino em 12 voluntários. Eles descobriram que o fenantreno rapidamente forma uma substância tóxica no sangue, causando mutações. Os fumantes desenvolvem níveis máximos dessa substância em um período de tempo que surpreendeu os pesquisadores: de 15 a 30 minutos depois que os voluntários terminaram de fumar. Os pesquisadores disseram que o efeito é tão rápido que é equivalente a injetar a substância na corrente sanguínea.

Tomasz Sienicki/Divulgação Tomasz Sienicki/Divulgação
Câncer de pulmão mata pelo menos três mil pessoal todos os dias