por homens melhores

INFORMAR COM RESPONSÁBILIDADE

08-07-2013 20:42

 

Vivemos num tempo em que estar bem informado dos acontecimentos que nos cercam é crucial, para não ficarmos á margem, excuidos de discuções e conversar entre amigos e grupos de debates nas redes sociais.
As informações chegam até nós muito rapidamente, um fato ocorre do outro lado do  globo terrestre e já ficamos sabendo, isto deve se aos progressos e evolução do rádio, televisão, telefonia e internet.
Você já parou para pensar o quanto os povos antigos demoravam para receber uma noticia, fosse ela de um parente que veio a óbito, o ataque de uma nação a outra, vindo a tomar lhe o territórios, destruições causadas pelas forças da natureza, etc...?
Ficarmos atualizados é ótimo, entretanto há infomações que edificam nosso saber e outras que não acrescentam nada pelo contrário, estimulam o consumismo, a revolta e até a prática de delitos, isto quando se noticia casos de impunidade.
Tenho a impressão que o excesso de certas informações ás vezes gera mais violencia, como no período que existia o Presídio do Carandiru, desativado no ano de 2002.
 
 
 
 
 
Implosão do carandiru em 2002
 
 
 
Quando acontecia uma rebelião dentro daqueles muros, as emissoras de televisão disputavam cada minuto a audiencia do seu público, esta enchurrada de fatos sensacionalistas alimentavam, com certeza o impeto de rebelia de detentos de outras unidades prisionais.
A FEBEM, hoje chamada de fundação casa, era uma das instituições onde quando se falava em rebelião em uma de suas unidades, logo outras também faziam o mesmo, seria isto uma coincidência ou por assistirem os fatos pela tv outros grupos passavam a fazer as suas reinvidicações também?
Quantas vezes assistimos no conforto de nossas casas programas jornalisticos que mostram a ação de policiais conbatendo a criminalidade; mostram o aparato da policia, comparam-no com o dos márginais. Outraz vezes são casos de pessoas mantidas em cativeiro, onde a imprensa mostra toda estratégia dos policiais, o posicionamento de viaturas para evitar a fuga do agressor, e eu pergunto, uma mátéria desta, sendo apresentada ao vivo, ajuda ou não os miliantes a pensarem nas suas próximas ações naquele momento? Pois quem pode afirmar que os miliantes não estão acompanhando tudo pela televisão? 
Estamos hávidos de informações, entretanto é necessário bom senso e responsabilidade, para não armar ainda mais as pessoas de má indôle, com as coisas que divulgam.
 
 
 
 

 

 

 

 

 

Procurar no site