por homens melhores

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSOS JOVENS?

06-07-2011 00:07

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSOS JOVENS?

 

 

Acontecimentos como: O atirador na escola do realengo, no Rio de Janeiro, pessoas sofrendo por causa de bullyng nas escolas, no trabalho e até nas redes sociais, professores com medo de lecionar, por causa das constantes ameaças de seus alunos, crianças de 12 anos ,enfrentando seus pais e autoridades policiais e jovens matando por causa de drogas, namorada ou simplesmente porque alguem lhe disse não, em alguma circunstancia da vida, essas manchetes nos entristessem, nos assustam e nos fazem refletir:

Leia;  https://veja.abril.com.br/tema/massacre-em-realengo

- O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSA JUVENTUDE?

Eu sei que não sou dono da verdade, más cheguei a algumas conclusões: A faltsa de Deus  na vida das pessoas, educação obtida desde o berço, imposição de limites, atenção dos pais em relação aos conteúdos que seus filhos estão recebendo pela tv e pela internet e ocupação extra escolar para os mesmos.

Vamos analizar um pouco cada tópico!


FALTA DEUS:

A vida corrida, trabalho, estudo e até o lazer, tem afastado o homem de seu criador, deixando-o como terra desértica, que não produz nada,com isto valores como Fé e Temor a Deus estão deixando de ser ensinados, levando nossos jovens a não se importarem com os valores cristãos. A Biblia nos diz: " Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv. 22.6

É a falta de Deus a maior causa ao meu ver, das maiores barbáries que acontecem no mundo.


EDUCAÇÃO:

Educar é um grande ato de amor; quando ensinamos nossos filhos a respeitarem as pessoas, a não tomar para si coisas dos outros, a não falar palavras torpes, a não usar de violência, a perdoar,  a não destruir as coisas alheias e nem as públicas, a guardar seus brinquedos, a arrumar sua cama, a ajudar seus pais nos afazeres domésticos, a tratar o próximo com cordialidade, procurar sempre fazer o que é certo e o que é melhor, desde sua meninice, estaremos criando um cidadão de bem e não os tipos de pessoas que roubam, matam e causam sofrimentos aos seus semelhantes.


LIMITES:

Uma criança que cresce, fazendo tudo o que quer, porque seus pais acham bonitinho e não tem coragem de dizer-lhes "não", pois não querem ver o filho chorar ou simplesmente não suportam o choro, esta criança dara no futuro muito trabalho aos educadores e com certeza levarão os pais muitas vezes as lágrimas.

Desde cedo é necessário ir mostrando as crianças que nem tudo lhes é permitido e que precisam obedecer e respeitar os outros e as normas que lhes forem impostas.

Com o passar do tempo outros limites tem de serem impostos e assim vai-se moldando o carater dos filhos.

Quantas vezes encontramos pais comentando que seus filhos se rebelaram, não mais os obedecem, não arrumam sequer sua cama quando levantam, não guardam seus materiais escolares, saem de casa e não se importam com a hora de voltar, chegando a ficar a noite toda nas ruas com os amigos, trazendo grande preocupação aos pais. São filhos que não receberam limites ou estes foram deixando de ser aplicados pelos pais.

 

 A INFLUÊNCIA DA TV E DO COMPUTADOR:

Ainda por causa da correria do dia adia as crianças são muitas vezes colocadas diante da televisão, para que os pais possam realizar sesus afazeres,e não tem com isto tempo para analizarem com os filhos os conteúdos que estes estão absorvendo, o que estão aprendendo e com isso se surpreendem quando o filho usa uma expressão ou um trejeito diferente daquele que ensinaram.

Surge o consumismo exagerado, os vicios da moda e a s horas intermináveis na frente da telinha, que causam também obesidade, problemas de postura e desinteresse pela vida social.

E tem pai que da ao filho um computador como modo de mante-lo fora das ruas, más se esquece ou não sabe que há muito conteúdo ruim veiculando pela internet, tanto nos sites como nas redes sociais.                                                                                                                                                                                                                                                                Não basta ter os filhos dentro de casa, ainda ali é preciso estar atento ao que seu filho está assimilando, é preciso dialogar e partilhar opinião, conhecimento e experiência de vida com eles.

Para se ter bons cidadãos é preciso investir tempo com diálogo frango, companheirismo, paciência e muito amor.

Os jovens precisam presenciar e receber coisas boas dentro de casa, no seio da familia, para que venham a agir do mesmo modo nos outros lugares que freqüentam.

As lições de moral e respeito ao próximo sempre deverá acontecer em nossos lares, a eliminação de palavras torpes e obscenas é algo que precisa ser substituidas por  expressões altruistas e construtivas.                                                                                                                                                                                                                                                                Um bom conselho da Biblia, sempre ajuda: "Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos." Fil.4.8