por homens melhores

TRABALHO INFANTIL: SIM OU NÃO

06-07-2011 00:14

 

TRABALHO INFANTIL; SIM OU NÃO?

 TRABALHO INFANTIL; SIM OU NÃO?

 

Meu filho mais novo tem 16 anos de idade, e do mesmo modo como aconteceu com os outros três, acontece com ele: apenas estuda, pois lhe é vetado arrumar um emprego.

Ninguem pode admitir um menor de idade na sua empresa, pois com isto pode ter vários problemas com a fiscalização e conselho tutelar.

O que não consigo entender, é que a maioria das pessoas que hoje já passaram dos 50 anos, começaram, sem via de dúvidas a trabalhar, bem cedo; alguns ajudaram os pais nas lavouras, outros na criação de  porcos, outros na construção civil, e tantos outros nas diversas atividades exercidas por seus pais ou  responsáveis.  Muitos destes aprenderam      uma profissão, educaram seus filhos e até estão aposentados, colhendo os louros, do que foi uma infancia de trabalho e ajuda na manutenção do lar.

Dizer que o trabalho na faze infantil e juvenil, tira das pessoas suas oportunidades de viver, de brincar e se divertir, é uma afirmação no minimo equivocada, falta de conhecimento e de uma conversa bem descontraída, com pessoas que passaram pela  experiência de terem trabalhado desde muito cêdo, pois em ocaiões assim descobrimos quantas brincadeiras e travessuras fizeram, antes, durante e depois das tarefas que lhes eram passadas.

Também não entendo, porque um jovem não pode trabalhar no comércio, num serviço de pintor, como ajudante de funileiro, como aprendiz de mecanico, ou outra atividade, enquanto uma jovem com 14 ou 15 anos de idade, pode sair do país para trabalhar de modelo fotogáfico, fazendo poses sensuais, para a lente de fotógrafos e desfilando com apenas roupas intimas, tendo a sua imagem divulgada por todo o mundo, isto pode não é? Por acaso uma jovem nesta idade estará mais preparada para uma atividade desta do que trabalhar atras de um balcão?  

O que torna a profissão de modelo uma atividade sem uma aparente fiscalização; seria os autos ganhos, ou o poder das agencias e das mídias? E quem não tem os mesmos dotes, não pode ter a oportunidade de aprender alguma coisa nas primeiras fazes de sua vida e assim tambem se realizar mais cedo profissionalmente?

Tenho muitos amigos que trabalharam na infancia e adolescencia,e que hoje são donos de estabelecimentos comerciais, empreiteiras, oficinas mecanicas especializadas, etc...

O que vemos são leis e proibições tentando proteger as crianças, sem deixarem aos pais e tutores darem ocupação aos seus filhos, ficando estes o dia todo, após o horário escolar, a perambular pelas ruas, praticando atos de vandalismo e se envolvendo com drógas, tráfico, roubos e prstituição.

Existem crianças de 9, 10 anos de idade que os pais não conseguemmais conter dentro de casa, alguns já estão usando drogas e até ganhando dinheiro fácil, de forma ilícita, como olheirpos ou aviãozinhos do tráfico, levando drogas para dentro das escolas, adquirindo gosto por uma atividade que só lhe dará sofrimento e frustração.

Nós pais, mão podemos dar trabalho aos nossos filhos pquenos, más as "empresas" do tráfico estão "contratando" a todo vapor.   Celso